Conversagem

Promovendo vínculos sólidos
entre pessoas reais no ambiente virtual

Participe deste projeto!

Propostas instigantes para tempos difíceis


Criamos o neologismo CONVERSAGEM (conversa + aprendizagem) em 2005, para designar eventos do InterPsic que visam promover vínculos sólidos entre pessoas reais no ambiente virtual, abordando conflitos e mal-estares do cotidiano, procurando falar deles, além de investigar referenciais teóricos que permitam sua análise e elaboração.

Em tempos tão difíceis quanto os em que estamos vivendo, renovamos nossas propostas, inovando nas formas e tecnologias de abordagem da vida cotidiana com seus dilemas e conflitos.

O projeto Conversagem pretende promover intercâmbio, troca de informações, através do estímulo mútuo, da construção de vínculos virtuais (e-vínculos, como denominamos este tipo de relação) sustentados numa perspectiva de liberdade:


conversagem =
conversa + aprendizagem

O fundamental é a interatividade que nos estimula, uns aos outros, a pensar com nossos próprios botões, a dialetizar, a descobrir outras implicações e aberturas, expressá-las com a própria boca e a própria pena (lápis, pincel, câmera, instrumento musical, mídias digitais, tecnologias e inovações virtuais...), indagar sobre o mundo contemporâneo, investigar o humanismo possível na sociabilidade entre sujeitos frente à ruptura civilizatória que vivemos, questionar o sentido das mediações presentes nas relações cotidianas entre seres humanos.
Dadas as condições atuais de distanciamento social imposto pelo combate à pandemia do coronavírus, estamos desenvolvendo novas propostas baseadas no uso intensivo de tecnologias de interação virtual: WhatsApp, Zoom, Skype e YouTube.
Temos longa experiência no uso de recursos desta natureza, desde a implantação de nosso site, em fevereiro de 1997, razão pela qual podemos assegurar aos participantes a observância dos mais rigorosos limites éticos em nossos atendimentos virtuais.
Nossas propostas estão orientadas por um enfoque psicossocial sustentado nos fundamentos da Psicologia Social Operativa desenvolvida por Enrique Pichon Rivière e José Bleger, acrescida da nossa experiência e afinidade com os recursos digitais que viemos desenvolvendo desde os idos de 1997, adaptando-as ao ambiente virtual em que estamos inseridos na atualidade.

Nossas propostas

Acompanhando as demandas que vêm surgindo no ambiente, criamos atividades dirigidas a interesses específicos, a saber:

 

Conversagem por WhatsApp

Em janeiro de 2019, o impacto dos resultados eleitorais deixaram muitas pessoas confusas, amedrontadas e impotentes diante do retrato de Brasil que se desenhara diante de nossos olhos.
Diante deste quadro, propusemos a constituição de um grupo por WhatsApp protegido por um conjunto de medidas preventivas que visam a proteção da privacidade dos participantes e certa convergência ideológica mínima, de modo a viabilizar trocas de informações protegidas contra polêmicas inúteis.

O grupo tem sido um sucesso, conta hoje com mais de 70 participantes ativos, com uma troca diária de cerca de 40 mensagens de conteúdo relevante e informativo. Funciona, para os participantes, como um espaço prioritário de troca de informações, sem fake news.
O grupo, inicialmente, valeu-se também de reuniões periódicas presenciais e virtuais. Nos últimos meses tem se restringido ao intercâmbio de informações sem que seja necessária a promoção de reuniôes presenciais e virtuais.

Para conhecer a proposta original da Conversagem e os desdobramentos resultantes do Projeto, clique nos botões abaixo.

Conversagem na Quarentena
De 2ª a 6ª feira, das 19:30 às 21:00 horas, exceto feriados, pelo Zoom, hora de Brasília (UTC-3)

Dadas as súbitas mudanças na vida cotidiana das pessoas em decorrência da disseminação do coronavírus, consideramos oportuno inovar, criando um espaço de comunicação e troca virtual entre pessoas.
Este grupo iniciou suas atividades no dia 13/04/2020 e vem se reunido regularmente desde então.

Tem sido uma experiência muito excitante a de criar um grupo virtual aberto, sem qualquer restrição prévia, que tem favorecido que pessoas das mais diferentes profissões, localização geográfica e inserção social tenham a oportunidade de compartilhar seu atual contexto de vida, ansiedades, desafios, experiências do cotidiano, num ambiente acolhedor e respeitoso.

Conversagem - O Ambiente Virtual para Profissionais de Saúde
Quartas das 09:00 às 10:30, pelo Zoom, hora de Brasília (UTC-3)

.

A emergência da pandemia do coronavírus impôs aos profissionais de saúde a premência da adoção de novas práticas de atendimento à distância de seus pacientes.
Esta inovação nos atendimentos tende, no horizonte descortinável neste momento, a se tornar mais usual daqui para a frente, instalando-se permanentemente nos diversos ambientes no campo da saúde.
Os desafios da introdução dessas novas práticas, com as alterações significativas nos enquadramentos clínicos neste novo contexto, com amplas implicações nas relações com pacientes, nos aconselharam a criação de um espaço dedicado ao intercâmbio de experiências entre profissionais de saúde, tornando possível a discussão das novas técnicas e procedimentos que se adequem ao ambiente virtual neste âmbito.
Sendo assim, colocamos à disposição dos profissionais de saúde a experiência que adquirimos desde o ano de 1997, quando iniciamos nossas práticas de atendimento virtul.
Este grupo está em formação neste momento.
Venha conhecer esta proposta e participar deste espaço privilegiado que está à disposição dos profissionais de saúde.

Conversagem - Gestão do Trabalho na Crise
Quartas das 12:30 às 14:00, pelo Zoom, hora de Brasília (UTC-3)

A disseminação exponencial do coronavírus que resultou na pandemia de amplitude planetária levou à adoção, de forma mais ou menos generalizada, de medidas de isolamento social, a única forma eficaz de reduzir sua velocidade de expansão e de oferecer alguma prevenção contra esta nova doença.
As medidas de quarentena têm tido profundo impacto nos ambientes sociais, encontrando atônitos os profissionais de gestão do trabalho dada a novidade dos desafios apresentados.
Nas últimas décadas, o ambiente organizacional foi invadido por técnicas e práticas que mal disfarçavam sua inspiração neoliberal, resultando na desconsideração de valores fundamentais nas relações de trabalho. Em tempos de coronavirus, a inutilidade, quando não a destrutividade, de tais práticas evidenciam sua incapacidade de enfrentamento de crises, resultando em perplexidade generalizada frente aos novos problemas criados a partir da pandemia.
Esqueceram-se da recomendação de Kurt Lewin, quando dizia que "nada de mais prático do que uma boa teoria".
Em nossas atividades de consultoria institucional, adotamos como princípio cardeal a preservação de vínculos nas realações de trabalho, princípio este que consideramos mais do que aconselhável, fundamental mesmo, para a gestão do trabalho em tempos tão difíceis.
Por isso e por muitas razões mais, estamos propondo a formação deste grupo, com o objetivo de oferecer aos profissionais de diferentes formações acadêmicas e especializações, a oportunidade de compartilhamento de experiências, consideração de alternativas e intercâmbio criativo de ideias.
Por enquanto, este grupo permanece aberto, por estar em organização.
Para conhecer e participar basta, nos horários de reunião do grupo, acessar o link: ZOOM.
Ou entre em contato conosco visitando nossa página CONTATO ou INSCRIÇÕES.
Você pode também preencher e enviar o FORMULÁRIO próprio com sua inscrição ou sugestão de amigos e conhecidos a serem convidados por nós.
Você pode, também, enviar mensagem de texto pelo WhatsApp com seu nome e e-mail para +55 (11) 99601-1207.
Outro modo de se comunicar conosco é clicando aqui para falar via Skype (marque um horário com antecedência).

Conversagem em Pequenos Grupos Focais
sob demanda

Uma das queixas mais generalizadas nestes tempos de incremento de relações virtuais é quanto à qualidade das interações que se instalam em diversos grupos oferecidos nos espaços da WEB (WhatsApp, Facebook, Instagram e outros).
A comunicação tende a se tornar muito fragmentada, impessoal, pouco comprometida, dispersa.
Como alternativa, criamos a oportunidade de organização de pequenos grupos sob demanda para reunir pessoas que desejem compartilhar reflexões sobre temas específicos.
Propomos acolher estas demandas, oferecendo meios técnicos e competência em coordenação para tornar reais ideias criativas de intercâmbio grupal.
Para tornar mais paupável esta proposta, estamos sugerindo a formação de um grupo para a leitura e discussão do texto A Peste de Albert Camus, já que o consideramos extremamente adequado à análise da dinâmica psicossocial do atual momento que vivemos.
Entre em contato conosco visitando nossa página CONTATO ou INSCRIÇÕES.
Você pode também preencher e enviar o FORMULÁRIO próprio com sua inscrição ou sugestão de amigos e conhecidos a serem convidados por nós.
Você pode, também, enviar mensagem de texto pelo WhatsApp com seu nome e e-mail para +55 (11) 99601-1207.
Outro modo de se comunicar conosco é clicando aqui para falar via Skype (marque um horário com antecedência). .

Participe!

Conversagem Institucional
sob demanda

Os impactos generalizados que a crise econômica, acrescida pelas restrições da quarentena necessária para limitar a expansão do coronavírus estão introduzindo no ambiente, impõem a urgente necessidade de revisar estratégias institucionais, redesenhar estruturas organizacionais, realinhar as instituições em direção a seus públicos e mercados e integrar suas equipes de trabalho tendo em vista a realização da Tarefa Institucional.
Nossos trabalhos na área de consultoria institucional são solidamente fundamentados em referenciais teóricos inovadores e orientados por uma concepção operativa de uma relação dinâmica de mútua adaptação entre a Instituição e seu meio.
Através desta proposta oferecemos todo o conhecimento adquirido em mais de quarenta anos de consultoria institucional para auxiliar instituições de todos os âmbitos, públicas e privadas, com ou sem finalidade lucrativa, a abordar os impasses inevitáveis deste momento histórico inédito.
Redefinição estratégica institucional, resolução de conflitos das mais diversas naturezas, integração de equipes, essas são algumas das atividades que podemos desenvolver de forma direcionada, arquitetadas e desenvolvidas sob medida para cada instituição específica.
Entre em contato conosco visitando nossa página CONTATO ou INSCRIÇÕES.
Você pode também preencher e enviar o FORMULÁRIO próprio com seus dados ou os da pessoa com a qual devemos nos comunicar.
Você pode, também, enviar mensagem de texto pelo WhatsApp com seu nome e e-mail para +55 (11) 99601-1207.
Outro modo de se comunicar conosco é clicando aqui para falar via Skype (marque um horário com antecedência).

Conversagem Personalizada
sob demanda

Em última instância, cada um de nós está sendo duramente atingido neste momento, seja em decorrência das condições econômicas especialmente críticas impostas pela crise atual, seja pelas consequências do isolamento social e do confinamento em espaços reduzidos e, ao mesmo tempo, a convivência intensa com algumas pessoas próximas e o distanciamento de outras, neste momento de quarentena.
Acrescente-se a essas circunstâncias, já por si próprias estressantes, a sobreposição forçada das exigências do home office com as demandas de manutenção da vida familiar e o cuidado com crianças.
Por isso estamos disponibilizando este espaço onde, sob demanda, podemos oferecer atendimentos de aconselhamento ou assistência terapêutica a indivíduos, casais e famílias.

Enquanto instituição, temos que reservar nossas condições de sustentabilidade.
No entanto, a política de retribuição pela prestação de nossos serviços preserva, sempre, a adequação de valores às condições econômicas reais de nossos clientes.
Por isso, para cada uma das propostas expostas acima, adotamos a postura de estabelecer em mútuo acordo com nossos clientes. formas de retribuição compatíveis com seu contexto financeiro.
Verifique, em cada caso, as alternativas por nós oferecidas.

Coordenação


Marco Aurélio F. Velloso

Filósofo, administrador, psicólogo, psicanalista e analista institucional.
Desenvolve atividades de consultoria institucional há mais de 40 anos.
T
radutor para o português da obra fundamental de Pichon Rivière, o criador dos grupos operativos, O Processo Grupal (*).
Coautor da biografia intitulada A operatividade da psicanálise vivida por Enrique José Pichon-Rivière (**).

(*) PICHON RIVIÈRE, E. O Processo Grupal. Série Psicologia e Pedagogia. Trad. Marco Aurélio Fernandez Velloso; Maria Stela Gonçalves. São Paulo: Martins Fontes, 1983.

(**) VELLOSO, M. MEIRELES, M. A operatividade da psicanálise vivida por Enrique José Pichon-Rivière. São Paulo: Velloso Digital, 2014

voltar às propostas


Localização


Sede do InterPsic:

Av. Diógenes Ribeiro de Lima, 454
Alto de Pinheiros
05458-000 - São Paulo, SP



Cel: +55 (11) 99601-1207